Conselho Federal de Medicina Condena Terapia Antienvelhecimento

13/08/2012 21:11

 

                A busca pela juventude é desejada pela humanidade há muito tempo. O elixir da longa vida ainda é utopia e ainda assim novas estratégias surgem e são defendidas como o caminho inverso do envelhecimento, tendo adeptos e seguidores que sonham em sem manter jovens por mais tempo. A terapia antienvelhecimento vem se tornando procurada e, mesmo sem evidências científicas confiáveis, profissionais de saúde defendem o método e receitam inúmeros medicamentos e reposições de substâncias até mesmo para pessoas saudáveis. Seria esse o caminho para uma maior longevidade ou mais um artifício da indústria farmacêutica aumentar o consumo mesmo desnecessário? Em julho, o CFM divulgou o documento oficial que condena a prática, o que confere caráter de prática ilegal. Confira nos links abaixo, a notícia completa, um artigo que revela mitos e verdade e ainda o documento oficial do CFM, respectivamente.

"A principal crítica do parecer do CFM diz respeito à reposição hormonal e à suplementação com antioxidantes, vitaminas e sais minerais, medidas propostas pelos que a prescrevem. O tratamento hormonal utilizado nestas pessoas que buscam o rejuvenescimento era o mesmo usado em pacientes com problemas de saúde. O tratamento sem a devida indicação coloca a saúde do paciente em risco."

Notícia retirada do site da UOL

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/08/06/conselho-federal-de-medicina-condena-terapia-antienvelhecimento.htm

Artigo interessante sobre mitos e verdades da terapia:

https://www.amrigs.com.br/revista/48-04/16.pdf

Documento oficial do CFM

https://www.portalmedico.org.br/pareceres/CFM/2012/29_2012.pdf

Voltar