Líquen Plano

13/08/2012 21:17

Líquen Plano

 

            O líquen plano (LP) é uma doença mucocutânea crônica, de etiologia ainda desconhecida,

provavelmente de origem multifatorial, havendo  uma série de suposições como, por exemplo,

reação auto-imune, desordens emocionais, associação com doenças sistêmicas (diabetes mellitus,

doenças reumáticas, síndrome do “stress” crônico, hipertensão arterial, infecções virais,

predisposição HLA, reações de drogas e doenças crônicas do fígado). Embora o LP seja associado a alterações emocionais os fatores psicológicos não são responsáveis pela doença e suas lesões, visto que estudos demonstrando altos níveis de ansiedade nos pacientes não são capazes de determinar se

as alterações psicológicas observadas são causa ou conseqüência das lesões. Acomete homens e mulheres da mesma forma, sendo pouco frequente em crianças.

 

            Sabe-se que o LP possui potencial de malignidade, principalmente nas formas atrófica e

erosiva/ulcerativa. Porém, o que mais gera controvérsias é a taxa desse potencial, sendo que

varia de 1%, 1,5%, 2%, 3,2%, até 10%.

 

            As lesões características do líquen plano são elevadas, planas, de cor violácea e com estrias esbranquiçadas na superfície, acompanhadas de muita coceira, que em alguns casos chega a ser desesperadora. O tempo de duração da doença é variado podendo durar de 1 a 2 anos, quando involui espontaneamente. Quando regridem, as lesões deixam manchas escuras residuais. O liquen plano pode adquirir formas diferentes de manifestação, com formação de lesões anulares, lineares, verrucosas (pés e tornozelos), bolhosas e atróficas (deprimidas). Quando as lesões atingem todo o tegumento, é chamado de liquen plano generalizado.

            Nas mucosas, acometidas em cerca de 50% dos casos cutâneos, as lesões são esbranquiçadas e de disposição semelhante aos galhos secos de uma árvore. Na boca, sensação é de ardência ou queimação. Em cerca de 10% dos casos de líquen plano, apenas as mucosas são atingidas, caracterizando a forma mucosa da doença.

            Pode acometer exclusivamente as unhas, formando estrias longitudinais, diminuição da espessura e a destruição progressiva das unhas, podendo chegar à perda irreversível das mesmas. É o líquen plano ungueal.

            O tratamento vai variar de acordo com cada caso e visa controlar o processo inflamatório que causa as lesões e a coceira. A doença é rebelde ao tratamento e muitas vezes é necessário o uso de várias medicações para a obtenção de melhores resultados. O tratamento pode durar meses até a recuperação total das lesões.

Por Márcia Gabrielle Cortês

Voltar